domingo, 30 de agosto de 2009

Momentos inesquecíveis

MINHA EDUCAÇÃO





O tempo passa e as lembranças vão ficando cada vez mais vagas diante das atualizações. São inumeras as informações que o cérebro registra e como ele não tem capacidade suficiente para armazenar tantos dados acaba por desfazer-se dos menos relevantes.A memória é uma fonte de dodos inesgatáveis que muitas das vezes só se revigara ao ser estimulada.É necessario uma regressão à infancia para detectar episodeos que marcaram a tragetória do ser humano ao longo da vida. Quando se tem uma infancia repleta de fatos positivos geralmente o desempenho escolar desses alunos apresenta-se acima da média dos alunos que não tiveram as mesmas condições de subsistência. Esse divisor pode refletir um comportamento condenado socialmente.


Para mim que sou do interior da Bahia os acontecimentos não se diferenciam muito dos ocorridos na vida da maoiria das crianças que viveram naquela cidade pequena e hospitaleira no mesmo período que eu.


Serrinha é uma cidade do sertão baiano e como a maioria das cidades da Região Seca sua pequena população é pobre e por isso o compromisso com o bem-estar é um dever de todos.


A escola com quase todas as outras intituições trata os estudantes de forma repressiva. As suas doutrinas não acientam interferencias externas. Embora muitos dos frequentadores tentem trazer outras correntes, eles sabem que terão que procurar outros locais para difundir suas ideias.


Com minha pessoa havia dois agravante; minha mãe erra separada e a familia numerosa. Então todos achavam-se na obrigação de mim proteger.


Minha família monitorava cada passo que eu dava, por isso as lições tinham que estar sempre prontas.A professora também realizava essa fiscalização e em muitas das vezes mais rigorosa que as dos membros da família.Ela dizia:


-Você vai aprender a ser gente.


Toda traquinagem era castigada e comentada em sala de aula ou em casa e a depender da gravidade a punição se estendia por dias.


A participação da pena ou dos elogios(raro) era feito a minha mãe quase que diariamente e tinha a sua aprovação.


Nenhum comentário: